O projeto “Semear é Cuidar” foi lançado em Ribeirão Bonito na terça-feira (10). Ele é um desdobramento do Programa Promovendo Saúde no Campo (PPSC/Senar-SP), realizado pela Comissão Semeadoras do Agro da Faesp em parceria com o Sebrae Delas e a ONG Orientavida, com apoio do Governo do Estado de São Paulo.
O objetivo é melhorar o bem-estar e a qualidade de vida das mulheres do campo, oferecendo exames preventivos e uma rede de apoio essencial. O evento de lançamento na cidade teve a participação do Sindicato Rural de Ribeirão Bonito. A presidente do sindicato, Eneida Ramalho Paschoal, comentou sobre o evento: “Discutir a saúde da mulher do campo é um passo para que essa mulher se valorize mais e se dedique mais a ela própria.”
Juliana Farah, vice-presidente da Comissão, explica que o programa surgiu ao identificar que 86% das mulheres do campo não tinham acesso à mamografia anual. O projeto busca corrigir essa lacuna, proporcionando exames na rede privada e integrando as pacientes ao SUS, quando necessário.
No ano passado, quase mil mulheres foram atendidas, e a meta deste ano é alcançar 3.000. “Agradecemos a todas que participaram e às autoridades presentes, reforçando nosso compromisso com a conscientização e o cuidado com a saúde das mulheres do campo”, disse Farah.
O “Semear é Cuidar” também oferece palestras sobre a prevenção de câncer de mama, colo de útero e pele, visando conscientizar sobre a detecção precoce. Em caso de diagnóstico positivo, as pacientes são encaminhadas para tratamento na rede pública.