MULHERES DO AGRO

COLUNISTA Juliana Farah: semeando um futuro melhor

Juliana Farah é colunista e escreve quinzenalmente para o site.

COLUNISTA Juliana Farah:  semeando um futuro melhor

Olá, queridas leitoras,

Para quem ainda não me conhece, sou Juliana Farah, empresária, produtora rural, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro da Faesp e integrante de outros grupos de mulheres, nos quais tenho trabalhado incansavelmente para fortalecer a presença feminina nos setores produtivos.

A cada quinzena, estaremos juntas para discutir temas, compartilhar experiências, trocar ideias e contribuir para a construção de um futuro mais justo e equilibrado para as mulheres rurais.

É para essas amigas batalhadoras que quero começar falando sobre o projeto “Semeadoras do Agro”. Essa comissão da Faesp, com o apoio do SENAR-SP, Sindicatos Rurais e SEBRAE-SP, tem como objetivo reconhecer o trabalho árduo das mulheres do campo, oferecendo ferramentas, conhecimento, inspiração e oportunidades para que elas possam exercer um papel cada vez mais ativo, relevante e independente na produção rural.

Nosso compromisso vai desde fomentar e fortalecer o empreendedorismo feminino a promover liderança, criar redes de apoio e trazer essas mulheres para a visibilidade.

Paralelamente às ações de capacitação, temos atuado, através do SENAR-SP, por meio do Programa Promovendo a Saúde no Campo (PPSC), dos Sindicatos Rurais e da ONG OrientaVida – Projeto Pense Rosa, em ações de cuidados com a saúde, levando informações e beneficiando mulheres, gratuitamente, com exames para diagnóstico do câncer de mama. Somente no último ano foram cerca de mil mulheres atendidas e, para 2024, o nosso objetivo é atender mais outras 3.000.

Essa campanha é importantíssima para alertar todas as mulheres sobre questões de saúde que, muitas vezes, não dão sinais e que além de adoece-las podem comprometer o bem-estar e a capacidade produtiva, delas e de suas famílias.

Venha você também fazer parte deste movimento. Acreditamos em um futuro em que homens e mulheres terão as mesmas oportunidades, para que todos sejam agentes de transformação, reconhecendo e valorizando as competências de cada indivíduo, na construção de um país mais forte e digno a toda a população do campo. Para isso, contem comigo e com a Comissão Semeadoras do Agro.

Com carinho,

Juliana Farah, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp)