Sutentabilidade

Brasileira no Agronegócio Internacional: A Experiência Transformadora de Elaine Araújo

Elaine Araújo e sua jornada no Master in Food and Agribusiness Management na França

Bolsa solidária
Reprodução Instagram: @elaininhaas

Em 2024, anunciamos com alegria a grande vencedora da bolsa solidária para o programa Master in Food and Agribusiness Management na França: Elaine Araújo de Souza, de Teresópolis, Rio de Janeiro. Ela foi escolhida pelo voto popular nas redes sociais da A Protagonista para embarcar nessa jornada transformadora. Agora, queremos saber como está sendo essa experiência no exterior, como essa oportunidade tem impactado sua vida e seus sonhos. Para contar tudo isso, ouvimos diretamente Elaine e o professor José Luiz Tejon, que fez essa bolsa acontecer.

Bolsa Solidaria
Reprodução Instagram: @elaininhaas

Uma vivência internacional que fortalece a visão do agronegócio

Atualmente, Elaine está em Nantes, na França, participando do 10º Food and Agribusiness Manager, um MBA internacional voltado para a gestão do agronegócio. Segundo o professor José Luiz Tejon, o programa tem sido uma experiência enriquecedora tanto para a aluna brasileira quanto para os demais participantes.

“Elaine foi selecionada como coordenadora do movimento jovem das cooperativas do Brasil e está aqui neste programa que dura 1 ano e 4 meses, absorvendo lições e também compartilhando o que sabe sobre o Brasil com o mundo.”

Sobre o aprendizado voltado à juventude e sustentabilidade, Elaine compartilhou:

“Nessa experiência internacional, pude ver um pouco mais na prática a questão da sustentabilidade e o quanto isso realmente influencia as decisões de consumo dos jovens. Aqui, não é algo que fica só no papel, eles realmente aplicam na prática. O Brasil precisa comunicar cada vez melhor a sustentabilidade que já implementa no campo.”

O cooperativismo brasileiro no cenário global

Durante sua jornada, Elaine também destacou a importância do cooperativismo e como ele pode ser melhor comunicado ao mundo.

“O movimento cooperativista no Brasil está cada vez mais focado em medir tudo o que faz. É essencial que todas as cooperativas e produtores se empenhem para fornecer informações precisas, pois sem esses dados não conseguimos mostrar ao mundo a força do nosso trabalho”, pontua Elaine.

O professor Tejon reforça essa ideia ao afirmar que a melhor forma de conectar o Brasil ao mundo é por meio da juventude.

“A comunicação mais eficiente acontece quando jovens de diferentes países convivem e compartilham experiências. Isso cria credibilidade e confiança.”

Uma nova visão sobre o Brasil e o agronegócio

Para Elaine, essa experiência internacional também mudou sua percepção sobre o Brasil.

“Eu senti muita falta do Brasil nesses últimos meses. Quando você sai do país, sua visão muda e começa a valorizar ainda mais o que temos lá”, compartilha.

O professor Tejon finaliza destacando como essa vivência impacta não apenas os alunos, mas também os próprios estrangeiros que passam a conhecer melhor o Brasil.

“Logo iremos ao Brasil com os alunos. E acreditem, a coisa mais difícil é colocá-los no avião de volta, pois, apesar dos desafios, o Brasil tem um potencial enorme e encanta quem o conhece.”

A trajetória de Elaine Araújo é um exemplo inspirador de como a educação e as oportunidades internacionais podem transformar vidas e fortalecer o protagonismo feminino no agronegócio.

Siga A Protagonista no Instagram e YouTube! Toda segunda-feira às 18h15 no Canal Rural e quarta-feira às 17h50 no Canal do Criador. Não perca!