Semeadoras do Agro

Mulheres do agro fortalecem liderança e inspiram transformação no campo

Juliana Farah, presidente das Semeadoras do Agro da FAESP, destaca eventos, projetos de capacitação e a força feminina na construção de um setor mais justo e inovador.

Juliana Farah, presidente das Semeadoras do Agro da FAESP, destaca eventos, projetos de capacitação e a força feminina na construção de um setor mais justo e inovador.

No protagonismo feminino do agronegócio, mulheres do agro têm conquistado cada vez mais espaço, promovendo transformação dentro e fora da porteira. Essa é a bandeira levantada por Juliana Farah, presidente das Semeadoras do Agro da FAESP, que em agosto e setembro participa de uma série de eventos voltados ao fortalecimento da liderança feminina no campo, sempre com foco em capacitação, autoestima e combate à violência doméstica.

Acredita na mulher que você nasceu para ser e tenha fé nessa mulher que você nasceu para ser”, reforça Juliana, resumindo o espírito de empoderamento que move as Semeadoras do Agro em suas ações.

Mulheres do agro: capacitação, autoestima e combate à violência

Durante o mês de agosto, as mulheres do agro protagonizaram 15 grandes eventos promovidos pelas Semeadoras, incluindo lançamentos do programa Semear e Cuidar, que aborda temas como prevenção do câncer de mama e de colo do útero. Outro destaque foi a participação no encontro de lideranças femininas da CNA, em Brasília, reunindo representantes de várias regiões do Brasil para a construção de uma carta de compromissos com metas até 2026.

Um ponto marcante foi a adesão à iniciativa “Maria da Penha vai à roça”, lançada ontem no Senado Federal com a presença da senadora Damares Alves. O projeto tem como objetivo levar informação e canais de denúncia às mulheres do campo que vivem em áreas afastadas e, muitas vezes, não têm acesso a uma delegacia.

Juliana destaca que a prevenção passa também pela educação e fortalecimento emocional:

“Quando você trabalha a mulher na capacitação e autoestima, ela resgata a família. A mulher é o pilar do lar e, fortalecida, consegue romper a dependência emocional e transformar a sua realidade.”

Entre as ações, estão oficinas e capacitações em parceria com sindicatos rurais, FAESP, SENAR e Sebrae, que ajudam essas mulheres a reconhecer seu valor e papel no desenvolvimento rural.

Mulheres do agro em eventos que dão visibilidade e novas oportunidades

O mês de agosto termina com chave de ouro para as mulheres do agro, com a realização do 3º Encontro Estadual das Mulheres do Agro de São Paulo, em Ribeirão Preto nesta sexta-feira (29/08). O evento tem a expectativa de reunir mais de 3.000 participantes e se consolidar como um dos maiores do Brasil voltados para a força feminina no campo.

No encontro, produtoras rurais expõe e comercializam seus produtos, em uma parceria com o Sebrae. Nos anos anteriores, as vendas durante o evento já haviam quebrado recordes no Estado, e em 2024 o número de expositoras foi ampliado, mostrando o impacto direto na geração de renda.

Além disso, setembro reserva uma intensa agenda de internacionalização. As Semeadoras do Agro participarão de eventos nos Estados Unidos, Bélgica e Taiwan, levando experiências brasileiras de empreendedorismo feminino, agricultura sustentável e inovação tecnológica para o cenário mundial.

Essa visibilidade internacional reforça a mensagem de que as mulheres do agro não estão apenas ocupando espaço no campo, mas também influenciando o debate global sobre sustentabilidade e inovação.

Siga A Protagonista no Instagram e YouTube! Toda segunda-feira às 18h15 no Canal Rural e quarta-feira às 14h30 no Canal do Criador. Não perca!

Sair da versão mobile