O protagonismo feminino no agro foi o centro das atenções durante um evento marcante realizado na Agrishow, celebrando o primeiro ano da plataforma A Protagonista, do Canal Rural. Criada para dar voz à mulher do campo, a iniciativa idealizada por Jaqueline Silva reuniu nomes de peso no agronegócio, como Teka Vendramini, Nina Plöger, Sônia Bonato, Carine Ayres e Juliana Farah, presidente das Semeadoras do Agro da FAESP/SENAR. Com o painel “Colheitas de sucesso: resiliência e empreendedorismo feminino agro em foco”, o evento foi palco para reflexões sobre sororidade, luta por espaço e capacitação feminina.
A Protagonista consolida o protagonismo feminino no agro
O painel foi mediado por Jaqueline Silva, diretora do Canal Rural e idealizadora da plataforma A Protagonista, que reafirmou a missão do projeto: dar visibilidade às mulheres do agronegócio e impulsionar o protagonismo feminino no agro. Em um auditório repleto de mulheres de diferentes setores, a mensagem foi clara: é hora da mulher ocupar seu lugar com força e confiança.
“O protagonismo feminino só depende da mulher, da mulher se colocar e não aceitar o lugar onde colocam ela. Ela pode mais, ela acredita nela. E é para isso que o Canal Rural está aqui, para dar visibilidade a tudo que essa mulher do campo consegue construir”, destacou Jaqueline durante sua fala emocionada.
O evento também contou com presenças ilustres como o presidente da Agrishow, João Marchesan; o presidente da FAESP, Tirso Meirelles; o presidente do Canal Rural, Júlio Cargnino; e a primeira-dama da cidade de Ribeirão Preto, Carol Silva. Essa presença institucional reforça o reconhecimento e apoio ao protagonismo feminino no agro.
Sororidade e capacitação: os pilares do protagonismo feminino no agro
Durante o painel, as convidadas destacaram como a resiliência e a sororidade foram essenciais para a consolidação de suas trajetórias. Juliana Farah, emocionada com o momento, trouxe uma mensagem inspiradora:
“Hoje eu consegui reacender a esperança na minha vida. Tenho certeza de que cada mulher que esteve aqui vai levar para casa outra mulher.”
A palestra com Monja Coen convidada também trouxe à tona questões fundamentais sobre a dificuldade que muitas mulheres têm em exigir seus direitos, o papel da autoconfiança e a importância de se reconhecerem como merecedoras de protagonismo no agro.
Ao longo da conversa, temas como empoderamento, educação e colaboração entre mulheres dominaram as falas. Para enfrentar os desafios diários e conquistar espaço no setor, a capacitação profissional surge como um dos pilares do protagonismo feminino no agro.
Siga A Protagonista no Instagram e YouTube! Toda segunda-feira às 18h15 no Canal Rural e quarta-feira às 17h50 no Canal do Criador. Não perca!