Ani Sanders: Uma Vida Dedicada ao Agro
Nascida em Carazinho (RS), Ani Sanders é mãe de três filhos e avó de quatro netos. Há 45 anos, ao lado do marido Cornélio Adriano Sanders, ela se dedica ao agronegócio, sendo cofundadora e superintendente administrativa do Grupo Progresso, localizado em Sebastião Leal, Piauí. A fazenda é reconhecida nacionalmente por suas boas práticas socioambientais e pela produção de soja, milho e algodão.
“Para mim, ele é a minha referência, meu chão, meu solo fértil. É ele que me dá essa capacidade de chegar aqui e ser um pouquinho mais e melhor”, destaca Ani sobre o apoio do esposo em sua jornada.
Protagonismo Feminino no Agronegócio
Ani Sanders é uma defensora fervorosa da participação feminina no agronegócio. Ela atua em diversas comissões e movimentos que incentivam a liderança das mulheres no setor. Como presidente do Instituto Cultivar Progresso, Ani busca deixar um legado que promova a educação, o social e o ambiental, pilares fundamentais do ESG.
“Depois que eu escutei ’50/50′ de uma mulher que tem um protagonismo, eu quero ser essa e estar dentro do 50, mas trazendo mais e mais”, afirma Ani, referindo-se à igualdade de gênero no setor agropecuário.
Desafios e Conquistas
Ao longo de sua trajetória, Ani enfrentou desafios, mas sempre contou com o apoio de sua família. Ela enfatiza a importância da integração e da soma de esforços para alcançar o sucesso no agronegócio. Ani também destaca a relevância da rastreabilidade e certificação dos produtos agrícolas, visando garantir a transparência e a sustentabilidade na cadeia produtiva.
“Nós não estamos numa vitrine. Nós, mulheres com ego e vitrine, não é protagonismo. A mulher tem que exercer o seu papel diante do invisível, se tornar visível diante de um problema com uma solução”, ressalta Ani sobre a verdadeira essência do protagonismo feminino.
Quer acompanhar mais histórias inspiradoras como essa? Siga A Protagonista no Instagram e YouTube! Toda segunda-feira às 18h no Canal Rural e quarta-feira às 17h50 no Canal do Criador. Não perca!