Um evento marcado pela emoção. Mulheres de diversas cidades do estado se reuniram com o objetivo de adquirir conhecimento em áreas de interesse no setor agropecuário.
Juliana Farah, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro e idealizadora do Encontro, abriu o evento e reforçou a importância de valorizar cada participante, incluindo federações de todo o Brasil. “Esse evento foi feito para vocês. Tenha fé na mulher que há em cada uma”.
A deputada federal Silvia Waiãpi, emocionada, compartilhou seu relato pessoal e ressaltou a importância de aprender com mulheres que superaram desafios e hoje são líderes. “Não podemos esquecer quem somos e de onde viemos. Cada uma tem sua importancia”.
Autoridades e convidados reforçaram o crescimento da participação feminina no agronegócio. Dados do Cepea, em parceria com a CNA, mostraram que quase 11 milhões de mulheres trabalharam no setor em 2023. Dessas, 82 mil atuaram na área de insumos, e 4,5 milhões trabalharam diretamente na produção, representando 33% do setor.
A dona Maria Hermínia, por exemplo, é moradora de Monte Aprazível. Ela veio pela primeira vez e expressou seu entusiasmo no recinto: “Na minha cidade, eu participava de todas as atividades do Sindicato Rural e tinha interesse em todos os cursos oferecidos,” disse.
Já a Grasiela Nascimento, técnica agropecuária, compareceu pela segunda vez. “Gosto de saber tudo o que acontece no setor. É sempre muito inspirador,” falou. Silvana Godinho, de Cândido Mota, compartilhou seu prazer em participar: “As palestras são muito fortes e aprendemos bastante!”
Jaqueline Silva, diretora do Canal Rural e apresentadora do programa “A Protagonista”, também prestigiou o evento. “Gosto de destacar a importância de dar voz às mulheres do agro, desde as pequenas empreendedoras até grandes líderes”, concluiu.
Para Juliana Farah, o encontro foi um sucesso. “Esse Encontro evidenciou a crescente visibilidade e impacto das mulheres no setor, celebrando sua coragem e determinação em transformar o agronegócio”, finalizou.