Colunista

Expandindo fronteiras

Juliana Farah, presidente da Comissão Semeadoras do Agro da Faesp, relata sua participação em dois dos maiores encontros internacionais sobre liderança feminina no agronegócio, realizados nos Estados Unidos e na Bélgica, e destaca o impacto transformador das mulheres no setor.

Juliana Farah
Juliana Farah, presidente Semeadoras do Agro e Colunista

Olá, queridas leitoras,

Hoje gostaria de compartilhar com vocês uma experiência inspiradora que vivi na última semana. Tive a honra de participar de dois eventos internacionais que reforçam a força e o protagonismo das mulheres no agronegócio.

O primeiro foi o Women in Agribusiness, realizado em Orlando, nos Estados Unidos, um dos maiores encontros de mulheres do agro do mundo. O segundo, o Global Summit Women in Agritech 2025, aconteceu em Antoing, na Bélgica, reunindo lideranças globais para debater o papel da tecnologia e da sustentabilidade no futuro do agro.

Ambos foram importantíssimos, tanto do ponto de vista do protagonismo feminino, quanto do papel que temos como representantes de uma categoria que cresce e se fortalece a cada dia, seja com empresárias premiadas internacionalmente, seja com pequenas produtoras que, mesmo anônimas, são a verdadeira força do nosso agro.


Liderança e inovação com olhar feminino

Nos Estados Unidos, o Women in Agribusiness, que está em sua 14ª edição, reforçou a liderança feminina no setor agroalimentar, com foco em conteúdo técnico, networking global e na valorização das mulheres em postos-chave do agro mundial.

Já na Bélgica, durante o 4º Global Summit Women in Agritech 2025, estivemos empenhadas em mostrar aos europeus a inovação e a sustentabilidade do agronegócio brasileiro, com orgulho e representatividade.

Esses dois encontros ajudaram a realizar um sonho coletivo das Semeadoras do Agro: levar o projeto do Sistema Faesp/Senar, Sindicatos Rurais e Sebrae para além das fronteiras nacionais e mostrar o impacto real que ele tem proporcionado, especialmente na vida das mulheres que dele participam.


Do Brasil para o mundo: a força das Semeadoras do Agro

Foram momentos marcantes e emocionantes. Poder transmitir ao mundo a força da nossa iniciativa, que transforma histórias e dá visibilidade à mulher do campo, é algo que guardarei para sempre no coração.

A missão da Comissão Semeadoras do Agro de não apenas tirar a mulher da invisibilidade, mas de colocá-la como protagonista da sua vida, da sua família e da sua comunidade ganhou agora um novo significado. E isso só tem sido possível graças à participação e ao engajamento de todas vocês.

Hoje, temos a certeza de que a crescente atuação feminina no agro representa uma transformação poderosa, que está redefinindo os rumos da produção rural e contribuindo significativamente para a economia e a sustentabilidade do campo desde o cuidado com a terra até as práticas inovadoras que garantem o futuro do setor.


Um convite à união e ao protagonismo

Vamos juntas revolucionar o agronegócio do nosso país e do planeta.
Contem sempre com as Semeadoras do Agro para isso.

Com carinho, Juliana Farah
Presidente da Comissão Semeadoras do Agro da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp)

Sair da versão mobile