LIDERANÇA SINDICAL

MULHERES DO BRASIL: 1º Fórum da Liderança Sindical Feminina reúne autoridades em Brasília

O evento, organizado pela Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA, aconteceu em Brasília

MULHERES DO BRASIL: 1º Fórum da Liderança Sindical Feminina reúne autoridades em Brasília

O programa A protagonista fez a cobertura do 1º Fórum da Liderança Sindical Feminina que aconteceu em Brasília, Distrito Federal. Jaqueline Silva, diretora do Canal Rural e apresentadora do programa, acompanhou o evento.

Para a executiva, a iniciativa tem como objetivo principal promover a interação e identificação das mulheres dentro do sistema sindical rural. “O evento busca ampliar as oportunidades de atuação feminina nos cenários político, técnico e institucional, destacando a importância da representatividade de classe e o potencial do sistema sindical rural na defesa do produtor rural”. 

Com uma programação abrangente, o Fórum contou com palestras, debates e oficinas lideradas por importantes figuras do agronegócio brasileiro.

Abertura e panorama político

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, destacou, na abertura do primeiro Fórum da Liderança Sindical Feminina, a importância das mulheres para o crescimento do agronegócio, do sistema sindical e do Brasil. 

Em sua mensagem, o presidente ressaltou as conquistas alcançadas desde a criação da Comissão em agosto de 2022, o aumento da presença e da representatividade feminina no sistema sindical, além do crescimento na renda e na qualidade produtiva das mulheres no campo. “O número de grupos estaduais do Sistema CNA/Senar aumentou de 3 para 18 desde sua criação, refletindo o crescimento da participação feminina na liderança e organização de propriedades e empresas rurais”, disse. 

Martins enfatizou a importância da participação feminina na busca por um agro mais eficiente. Ele acredita que as mulheres têm um papel crucial na transformação do setor agropecuário, contribuindo para um sistema sindical mais robusto e um Brasil melhor. “Precisamos das mulheres para fazer um agro mais eficiente. Vocês estão contribuindo e podem contribuir cada vez mais”, afirmou.

A senadora Tereza Cristina, presente na abertura do evento, compartilhou sua experiência no setor agropecuário e na política. Ela agradeceu a João Martins e ao diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, pelo apoio às mulheres líderes. A ex-ministra da agricultura  reconheceu as dificuldades enfrentadas para ganhar confiança e respeito em sua trajetória, mas destacou a importância da presença feminina em espaços de poder.

Inspiração para gerações futuras

Ainda durante o evento, a senadora incentivou as mulheres a se engajarem na política e no sistema sindical, afirmando: “Precisamos estar na política, no Legislativo, no Executivo, na política sindical, para mudar a vida das pessoas.” Ela concluiu seu discurso com um apelo motivacional: “Não desistam, busquem o que vocês querem. Nós fomos feitas para ultrapassar barreiras.”

Daniel Carrara, ao dar as boas-vindas às participantes, falou sobre a influência de sua mãe em sua carreira e destacou a ocupação de espaços pelas mulheres no Sistema CNA/Senar. Ele mencionou várias iniciativas, incluindo a Comissão Nacional das Mulheres do Agro, que incentivam a participação feminina no setor. “Hoje eu tenho o prazer de dizer que o Sistema CNA/Senar é a casa da produtora rural. Vocês, juntas, estão aqui para colocar o agro no patamar que ele deve estar, que é no topo”, afirmou Carrara.

Avanços e Conquistas

Stéphanie Ferreira, presidente da Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA, ressaltou a relevância do evento e agradeceu às representantes estaduais e convidadas presentes. 

Segundo Stéphanie, as conquistas foram possíveis graças ao trabalho dedicado e alinhado aos objetivos da Comissão. “Esse trabalho que fazemos no Sistema CNA/Senar é para que tenhamos cada vez mais mulheres ocupando espaços. Cada uma de nós sabe como devemos ser resilientes nessa jornada. E somos”, afirmou.

Ao longo do dia, as lideranças femininas participaram de painéis em formato de mesa redonda e uma oficina sobre a representatividade rural. O evento também proporcionou um espaço de vivência, permitindo aos participantes conhecer mais sobre as ações do Sistema CNA/Senar.

Para finalizar, Claudinei Alves, Diretor da Audaz Estratégia, conduziu uma oficina de representatividade. O objetivo foi fornecer ferramentas práticas para que as participantes possam aplicar no dia a dia de suas atividades sindicais e profissionais. 

O Fórum da Liderança Sindical Feminina se mostra uma oportunidade única para que as mulheres do agronegócio possam trocar experiências, adquirir novos conhecimentos e fortalecer sua representatividade no setor. Com uma programação rica e diversificada, o evento promete contribuir significativamente para o empoderamento feminino no meio rural.