O mês de setembro marcou um novo capítulo na história das Semeadoras do Agro, projeto da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) voltado à valorização e capacitação da mulher rural. Pela primeira vez, o grupo participou de atividades internacionais, levando a experiência brasileira de liderança feminina no campo a fóruns nos Estados Unidos e na Bélgica.
A presidente da Comissão Semeadoras do Agro, Juliana Farah, participou do A Protagonista e destacou as ações realizadas em setembro, um período que, segundo ela, “ficará para sempre marcado na trajetória das Semeadoras”.
“Foi um divisor de águas. Começamos o mês com um convite do governo de Taiwan para participar de uma feira de tecnologia para pequenos produtores rurais, e terminamos levando nossa voz a fóruns internacionais. É um sonho das Semeadoras, levar esse trabalho para o mundo”, afirmou Juliana.
Em setembro, as Semeadoras representaram o Brasil no WIA Summit, o maior fórum de mulheres do agro dos Estados Unidos, realizado há 15 anos e que reuniu 800 participantes de 40 países e 40 estados americanos. Juliana conta que o grupo conquistou 30 minutos de fala no evento, um feito inédito para o projeto.
“Foi muito emocionante. Recebemos feedbacks de vários países e ouvimos que não existe no mundo um projeto com a dimensão e a força das Semeadoras do Agro”, destacou.
Após a participação nos EUA, o grupo também foi convidado para o Agritech Summit, na Bélgica, onde participou de um painel com presença de lideranças femininas do setor agropecuário de diferentes regiões do Brasil.
Projeto Semear é Cuidar
Além das atividades internacionais, setembro também foi marcado por 17 encontros regionais das Semeadoras e pela continuidade do projeto “Semear é Cuidar”, voltado à saúde preventiva da mulher do campo.
Juliana reforçou que as mulheres podem procurar os sindicatos rurais do estado de São Paulo para realizar exames de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero. “Em dois anos e meio, mais de 7 mil mulheres já foram atendidas pela rede Faesp/Senar. Nosso trabalho vai da mamografia até a biópsia, garantindo acompanhamento completo e tratamento imediato”, explicou.
Outubro
A programação de outubro também será intensa. As Semeadoras participaram da feira agropecuária de Guaíra (SP), retomada após décadas, e terão painéis no Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), nos dias 22 e 23 de outubro, em São Paulo.
O grupo levará mais de 200 mulheres e 10 produtoras rurais capacitadas pelo Senar, que irão expor e comercializar seus produtos durante o evento , algo inédito no congresso.
“Queremos que cada mulher do sindicato se torne uma influenciadora na sua região. O espaço não é meu, é de todas. Precisamos formar novas líderes para continuar esse trabalho”, disse Juliana.
Outras participações incluem o Delas Summit, em Florianópolis (SC), no fim do mês, e uma homenagem ao Outubro Rosa com coordenadoras e lideranças femininas da rede sindical rural.