“Mulher Agro Brasileira: Voz Para o Mundo”. Esse é o tema da 9ª edição do CNMA – Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que tem como objetivo se posicionar como um mensageiro, utilizando a força feminina para expandir a visão mundial sobre o agro brasileiro e ajudar a criar uma percepção internacional justa do setor. Reconhecido como o maior evento global dedicado às mulheres do agro, este ano será realizado nos dias 23 e 24 de outubro, no Transamerica Expo Center, na capital paulista.
A temática foi pensada a partir da pesquisa “Percepção do Agronegócio Brasileiro na Europa” realizada em 2023 no Reino Unido, Alemanha, França e República Tcheca, e apresentada durante a 8ª edição do CNMA. O levantamento trouxe dados que expõem a necessidade do agronegócio se unir e comunicar de forma mais assertiva o trabalho realizado pelo setor no País.
Segundo o curador de conteúdo do CNMA, José Luiz Tejon, foi notória a percepção de que ‘somos um gigante desconhecido’ e, diante disso, há uma significativa necessidade de mostrar que o Brasil realiza as melhores práticas de agricultura regenerativa. “Utilizamos técnicas como plantio direto, modelos agrossilvipastoris, utilização de bioinsumos e devolvemos para o mundo segurança alimentar, energética e ambiental”.
Assim, em 2024, o objetivo do CNMA é ser palco da grande virada da percepção do agro brasileiro e para isso traz para os seus painéis players do setor para promover debates e promover novos insights.
A edição de 2024 se diferencia das anteriores ao conectar ainda mais as lideranças femininas com os desafios globais, mostrando como o protagonismo das mulheres no agro pode transformar o futuro da agricultura mundial.