Hoje vamos conhecer mais uma integrante das Semeadoras do Agro, Carla Campanha, que se destaca por sua atuação no Vale do Ribeira, uma região no sul do estado de São Paulo rica em biodiversidade e com grande preservação ambiental. A área abrange quase 3 milhões de hectares, sendo que 2 milhões correspondem a remanescentes da Mata Atlântica, representando 21% desse bioma no Brasil. Em 1999, o Vale foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO devido à sua enorme diversidade ecológica.
A trajetória de Carla Campanha no agro
Carla Campanha nasceu em São Paulo, capital, mas sempre teve uma forte conexão com o campo, já que sua família possuía propriedades rurais. Após se formar e constituir sua própria família, decidiu se mudar para a área rural, onde passou a liderar de forma mais ativa no agronegócio. Atualmente, ocupa a presidência do Sindicato Rural de Iguape e coordena cursos do SENAR no Vale do Ribeira, onde seis municípios.
Para a produtora, a troca de conhecimento é essencial para o desenvolvimento da área rural. Ela se motiva tanto ao levar informações quanto ao aprender com outras pessoas do campo. Sua liderança é marcada pela humanidade e pela vontade de inspirar outras mulheres a seguirem suas paixões de maneira mais formal e profissional no agronegócio.
Desafios enfrentados na região
Apesar das riquezas naturais e produtivas do Vale do Ribeira, Carla destaca a regularização fundiária como um dos maiores desafios da região. Ela menciona que a falta de documentação de propriedades rurais impede que produtores tenham acesso a financiamentos, aposentadoria e outros benefícios que dependem da comprovação da posse da terra.
Além disso, ressalta que, embora o produtor rural do Vale do Ribeira seja muito capacitado na produção e no escoamento de produtos, a classe ainda é desunida. Ela acredita que a dificuldade de comunicação, falta de sinal de internet e estradas precárias contribuem para essa falta de organização coletiva.
As riquezas produtivas do Vale do Ribeira
A região do Vale do Ribeira é conhecida principalmente pela produção de banana, sendo a bananicultura uma das principais cadeias produtivas locais. Carla também menciona o destaque da bubalinocultura, tanto para corte quanto para leite, além de culturas como café, que tem conquistado prêmios, olericultura (produção de hortaliças), maracujá e chuchu.
Inovação e sustentabilidade: o futuro do agro no Vale do Ribeira
Quando questionada sobre uma palavra que representasse sua visão para o futuro do agro na região, Carla escolheu “inovação”. Para ela, essa é a chave para o desenvolvimento rural, junto com a sustentabilidade, especialmente em uma região rica em biodiversidade como o Vale do Ribeira. Ela acredita que o futuro da produção rural deve ser pautado nesses dois pilares, produzindo de maneira inovadora, mas sempre respeitando e preservando o meio ambiente.
Essa mulher a frente do seu tempo encerra sua mensagem destacando a importância de as mulheres superarem barreiras e inspirarem umas às outras no campo. Para ela, cada mulher que vence desafios e assume uma posição de liderança ajuda a abrir caminho para que outras façam o mesmo, reforçando a importância da união e do apoio mútuo.