Cerca de 600 estudantes e professores da região de Uberaba (MG) terão oportunidade de conhecer em primeira mão tecnologias e boas práticas do agronegócio durante a Expogenética 2024, que acontece entre 16 e 25/08. Eles participarão do “Vivenciando a Prática”, projeto da De Olho no Material Escolar que já levou cerca de 35 mil alunos e profissionais da comunidade escolar para imersões em propriedades rurais e eventos setoriais, em todo o País, desde 2021.
Os estudantes, com idades entre dez e 13 anos, visitarão empresas de diferentes segmentos de atuação e portes, durante três dias, em dois turnos, sempre com acompanhamento dos professores, da equipe da De Olho, de representantes do Museu do Zebu e de um técnico em cada empresa apoiadora visitada (Estação de Conhecimento).
Os temas tratados, adaptados à faixa etária, incluem valores e princípios do agro, necessidades e desafios, história do zebu, genética, qualidade da carne, saúde e alimentação, produtos da cana, leite e bem-estar animal. As empresas também podem fazer uma exposição sobre sua atuação na área, principais produtos e serviços, até possibilidades de profissionalização e capacitação no setor.
Pertencimento e oportunidades – “É importante mostrar aos estudantes essa conexão entre o campo e a cidade, entre escola e produção, entre teoria e realidade”, explica Letícia Jacintho, presidente da associação De Olho no Material Escolar, que completa: “Além de ampliar conhecimentos sobre o agro e a sensação de pertencimento, esse trabalho contribui para mostrar oportunidades que podem se abrir no futuro de crianças e jovens”.
Após a visita, as escolas serão convidadas a trabalhar o tema em sala de aula e apresentar um vídeo relacionado ao aprendizado, com uma premiação.
A programação do Vivenciando a Prática na Expogenética 2024 tem apoio da ABCZ, organizadora do evento, que destaca temas ligados à cadeia regional da pecuária.