Renata Salatini, natural de Assis, interior de São Paulo, é um exemplo de determinação e superação no agronegócio. Após uma carreira como secretária executiva trilíngue, decidiu investir em uma propriedade rural de 2.300 hectares em Paragominas, Pará, onde se dedica à recria e engorda de gado nelore.
Desafios e Conquistas no Agronegócio
Em 2010, Renata assumiu sozinha a gestão de uma fazenda em Itaporã, Mato Grosso do Sul, demonstrando desde então sua determinação e habilidade para prosperar neste setor. Sua trajetória de sucesso foi reconhecida ao ser nomeada Embaixadora do Congresso Nacional das Mulheres no Agro por dois anos consecutivos (2022 e 2023).
Além dos negócios, tem como missão produzir de forma sustentável, equilibrando os aspectos ambientais, sociais e econômicos. “Em nossa propriedade, buscamos implementar práticas como plantio direto, logística reversa de embalagens e adoção de tecnologias para aumentar a produtividade de forma sustentável”, comentou.
A Importância da Capacitação e do Empoderamento Feminino
Para Renata, a capacitação é fundamental para que as mulheres se destaquem no agronegócio. “Toda mulher capacitada tem mais oportunidades de desenvolvimento e contribuição para o setor”, afirma. Renata é um exemplo inspirador de liderança feminina e sucesso no campo.